ÁREAS DE ATUAÇÃO
Atuamos com as mais modernas técnicas de tratamento cirúrgico minimamente invasivo.
![](images/atuacao/aneurisma.jpg)
Tratamento dos aneurismas e dissecções da aorta
(Técnica tradicional e minimamente invasiva) ⠀A aorta é a maior artéria do corpo humano, sendo a raiz do que chamamos de árvore circulatória, o sistema por onde o sangue que sai do coração é distribuído para todo o corpo. ⠀ Quando ela sofre uma dilatação de algum segmento, dizemos que há um aneurisma de aorta. Esta dilatação deixa frágil a parede do vaso e pode ocorrer uma ruptura com alto risco de morte. Outra complicação é quando ocorre uma ruptura parcial envolvendo apenas a camada interna da parede da aorta e o sangue pode se infiltrar entre suas camadas. Isso se chama de dissecção, uma grave complicação associada a fortes dores e também bastante perigosa. Caso não seja tratada com rapidez, a dissecção pode se expandir e resultar no rompimento também da camada externa da parede da aorta, uma condição extrema que precisa de tratamento cirúrgico imediato.
⠀ ⠀Além da administração de medicamentos que controlam rigorosamente a pressão arterial e a frequência das batidas do coração, diminuindo a agressão à área danificada e estabilizando o fluxo sanguíneo, é necessário realizar a cirurgia que remove a região doente, interrompe a entrada de sangue entre camadas da parede da aorta e reconstrói a artéria com próteses artificiais, como tubos de tecido sintético e stents.
⠀As doenças da aorta são potencialmente graves e em grande parte dos casos só são diagnosticadas quando o paciente já está numa grave condição de risco iminente de vida. Portanto, procure seu Cardiologista e conte com a ajuda dele no controle dos fatores de risco para as doenças da aorta como a hipertensão. Informações de saúde da internet não substituem uma boa consulta médica.
É de extrema importância que o paciente procure atendimento emergencial ao sentir dor intensa e súbita no tórax. ⠀
⠀